sábado, 24 de janeiro de 2009

Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes para o bacalhau: 1,2 quilos de bacalhau / 3 cebolas grandes (cortadas em rodelas) / 1 pimentão vermelho (cortado em rodelas) / 1 pimentão verde (cortado em rodelas) / 100 gramas de azeitonas pretas sem caroço / ½ xícara (chá) de azeite / pimenta-do-reino a gosto / sal a gosto / 3 ovos cozidos

Ingredientes para o purê de batas: 2 quilos de batatas / 50 gramas de manteiga / ½ xícara (chá) de cheiro verde picado bem miúdo / 4 gemas / 200 ml. de creme de leite UHT / leite (o quanto baste) / sal e pimenta-do-reino a gosto

Para gratinar: 50 gramas de manteiga gelada cortada em pedaços pequenos

Preparo do bacalhau: Deixe o bacalhau de molho por 12 horas, trocando a água freqüentemente. Escorra, desfie grosseiramente (lascas), retire a pele e as espinhas e reserve. Em uma panela grande e de fundo grosso, coloque o azeite e refogue as cebolas até ficarem macias. Acrescente os pimentões, refogue por mais 2 minutos. Acrescente então o bacalhau e deixe cozinhar em fogo baixo (panela tampada) por cerca de 10 minutos, mexendo ás vezes. Desligue o fogo, acrescente as azeitonas e a pimenta-do-reino. Caso necessário ajuste o sal. Reserve.

Preparo do purê de batatas: Cozinhe as batatas descascadas em água com um pouco de sal. Quando estiverem cozidas, escorra-as e ainda quentes, passe pelo espremedor. Acrescente a manteiga, as gemas, o creme de leite e o cheiro verde. Mexa em fogo baixo, até obter um purê bem liso. Caso o purê fique muito firme, acrescente um pouco de leite até obter a consistência desejada (nem muito mole nem extremamente firme). Ajuste o sal e a pimenta-do-reino.

Montagem: Em um refratário untado com um pouco de azeite, distribua metade do purê de batatas. Com o auxílio de uma escumadeira (para retirar o excesso de líquido) distribua o bacalhau em uma camada uniforme. Coloque os ovos cozidos e cortados em rodelas. Cubra tudo com o restante do purê. Coloque espaçadamente a manteiga gelada em pequenos pedaços e leve ao forno até dourar.


3 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Bacalhau é um luxo né?! Adorei sua receita!


www.saboresdalica.blogspot.com

Daniel Figueiredo disse...

Tenho esta receita num livro e namoro ela há um bom tempo, mas até hoje ainda não consigui por em prática :(

Jade disse...

Acabei de colocar no forno, depois posto minhas impressões.