sábado, 24 de janeiro de 2009

Moussaka

Ingredientes para a berinjela: 1 quilo de berinjela / 1 xícara (chá) de azeite / sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes para o molho béchamel: 6 xícaras (chá) de leite / ½ xícara (chá) de manteiga (100 gramas) / ½ xícara (chá) de farinha de trigo

Ingredientes para a carne: 500 gramas de carne moída (originalmente é feito com cordeiro, mas pode ser feito com patinho) / 2 cebolas (grandes) picadas / 3 dentes de alho picados / ¼ xícara (chá) de vinho branco seco / 200 gramas de polpa de tomates / 1 folha de louro / 1 colher (sopa) de tomilho / 1 colher (chá) de canela / ½ xícara (chá) de cheiro verde picado bem miúdo / um fio de azeite / sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes para a montagem: 200 gramas de queijo parmesão ralado
grosso / 1 xícara (chá) de farinha de rosca (de preferência a feita em casa ou
comprada em padarias)

Preparo da berinjela: Descasque as berinjelas, corte-as no sentido do comprimento em fatias com aproximadamente 0,5cm. de espessura. À medida que se cortam as fatias, mergulhe-as imediatamente em uma bacia com água. Deixe de molho, trocando a água a cada 2 minutos até que ela saia totalmente clara. Isso deve ser feito para que a berinjela perca seu amargo. Prepare uma mistura de azeite com sal e a pimenta. Seque as berinjelas e grelhe-as, pincelando com esta mistura. Reserve.

Preparo do molho bechamel: Em uma panela derreta a manteiga (em fogo baixo), acrescente a farinha de trigo e mexa bem até atingir um tom dourado bem claro. Afaste a panela da chama do fogão e acrescente o leite mexendo bem com o auxílio de um fouet. Volte à panela ao fogo e mexa constantemente até o molho levantar fervura. Acrescente o sal e a noz-moscada. Reserve.

Preparo da carne: Em uma panela de fundo grosso, coloque o azeite e a folha de louro. Frite o alho rapidamente (até sentir seu aroma). Acrescente a cebola e refogue-a até fica macia. Coloque a carne moída mexendo bem com uma colher (para que fique bem solta). Não deixe secar muito a carne. Acrescente então o vinho, a polpa de tomates, a canela e a pimenta-do-reino. Deixe cozinhar em fogo bem baixo por aproximadamente 20 minutos até obter um molho bem grosso. Ajuste o sal e acrescente o tomilho e o cheiro verde. Desligue o fogo e reserve.

Montagem e finalização: Em um refratário untado com um fio de azeite, polvilhe um pouco da farinha de rosca e distribua as berinjelas salpicando com um pouco do parmesão entre as camadas. Sobre a última camada de berinjelas salpique um pouco mais de farinha de rosca e parmesão. Por cima distribua o refogado de carne e polvilhe novamente com farinha de rosca e queijo parmesão. Acrescente então o molho béchamel distribuindo de modo uniforme. Finalize com o restante da farinha de roca e do queijo. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que a moussaka esteja dourada.

4 comentários:

Bergamo disse...

Vc desaparece e retorna com essas maravilhas??
Hummmm....muito bom!!!!
Abraços,
Bergamo

Laurinha disse...

adoro moussaka... este está ótimo!
Beijinhos

Anakoelho disse...

Essa moussaka deve tá boa d+!!!!!
Vou levar sua receita.
M.to bom seu blog!

Ana.

Ana Paula disse...

Carlos, achei muito bacana seu blog!

Nunca comi uma moussaka, mas pretendo fazer esta semana, deve ser uma delícia.
Parabéns!!!

saudades, beijos!!!

Ana Paula.