domingo, 4 de janeiro de 2009

Tiramissú

Ingredientes: 400 gramas de bolacha Champagne

Calda para umedecer: 1 xícara (chá) de calda tradicional (água e açúcar) / ½ xícara (chá)de café bem forte e frio / 3 colheres (sopa)de conhaque / 3 colheres (sopa) de licor de cacau / 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e na hora da montagem passe uma a uma rapidamente pela calda.

Ingredientes para o creme: 8 gemas passadas pela peneira / 120 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado / 350 gramas de queijo mascarpone / 300 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly mole / 3 claras batidas em neve

Modo de preparo: Bata na batedeira as gemas com o açúcar por 12 minutos, junte o queijo mascarpone, batendo tudo muito bem. Em seguida misture o chantilly batido e por último as claras em neve, envolvendo delicadamente.

Demais ingredientes: 200 gramas de chocolate meio amargo ralado

Montagem do tiramissú: Monte o tiramissú em um recipiente alto intercalando camadas de creme, biscoitos embebidos na calda de café, creme, raspas de chocolate e assim sucessivamente até terminarem todos os ingredientes, sendo a última camada de creme. Leve à geladeira até o dia seguinte e, no momento de servir, polvilhe cacau em pó por cima.

2 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Esse doce está na lista dos 10 mais pra mim, eu simplesmente amo!

www.saboresdalica.blogspot.com

Lúcia disse...

Esse doce é uma delícia, mas achei muito complicadinho fazer, já que licor e conhaque não tenho em casa. Já experimentou o sorvete sabor tiramissu, da haagen dazs? É de comer de joelhos!
bjins