quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bolo de laranja

Ingredientes: 6 ovos grandes (clara e gemas separadas) / 2 xícaras (chá) de açúcar refinado / 240 ml. de suco de laranjas, coado / 1 xícara (chá) de óleo de milho ou canola / 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo / 1 e ½ xícara (chá) de fubá mimoso / 2 colheres (sopa) de raspas de laranja / 1 pitada de sal / 1 colher (sopa) de fermento em pó / 1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo: Bata as claras em neve firme. Reserve na geladeira. Passe por uma peneira a farinha de trigo, o fubá o sal e o fermento. Reserve. Bata na batedeira as gemas com a metade do açúcar até obter uma gemada fofa e clara. Junte o restante do açúcar e bata bem. Misture o suco de laranja, a baunilha e o óleo. Reserve.Com um fouet, misture ao creme de gemas os ingredientes secos peneirados alternadamente com a mistura de suco e óleo. Por último misture cuidadosamente as claras em neve até obter uma massa lisa e homogênea. Distribua a massa em uma forma de furo central com 24 ou 25 cm de diâmetro, untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido à 180ºC até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Em seguida, retire o bolo do forno, regue com a calda de laranjas fria e deixe amornar. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar. Distribua a cobertura de laranjas quente sobre o bolo completamente frio e deixe esfriar por uma ou duas horas (sem mexer). Por último, coloque o bolo em um prato de serviço e decore.

Calda de Laranjas

Ingredientes: 50 ml de suco de laranjas coado na hora / 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (50 g) / 2 colheres (sopa) de licor Cointreau (30 ml)

Preparo: Em uma panela pequena coloque o suco de laranjas, o açúcar e leve ao fogo até abrir fervura. Junte o licor e regue sobre o bolo.

Cobertura

Ingredientes: 400 g de açúcar de confeiteiro, peneirado / 50 ml de suco de laranja, coado / suco de 1 limão, espremido e coado na hora / 1 colher (café) de essência de laranja ou de baunilha / 1 colher (sopa) de manteiga sem sal (temperatura ambiente)

Preparo: Em um refratário coloque todos os ingredientes e leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido e a cobertura bem quente. Empregue a cobertura ainda quente sobre o bolo frio e deixe descansar (sem mexer) por uma ou duas horas. Por último, decore o bolo a gosto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o seu cantinho de receitas e este bolo de laranja parece-me delicioso vou ja para cozinha...hoje ao lanche teremos este seu bolinho...