quarta-feira, 11 de março de 2009

Torta de limão com merengue

Ingredientes para a massa: 120 gramas de manteiga,derretida e esfriada / 100 gramas de açúcar / 1 pitada de sal / 1 colher (sopa) de essência de baunilha / 5 colheres (sopa) bem cheias de amêndoas descascadas e moídas / 180 gramas de farinha de trigo

Ingredientes para o recheio: 2 ovos grandes / 5 gemas / 200 gramas de açúcar / 120 gramas de manteiga sem sal (em temperatura ambiente) / ½ xícara (chá) de suco de limão / casca ralada de 2 limões

Ingredientes para o merengue: 1 xícara (chá) de claras / 2 ½ xícaras (chá) de açúcar / casca ralada de 3 limões

Preparo da massa: Pré-aqueça o forno a 175°C, e unte com manteiga o fundo e o aro de uma fôrma de torta canelada e com 25 cm. de diâmetro . Reserve. Em uma tigela média, junte a manteiga, o açúcar, o sal, a baunilha, e as amêndoas moídas. Mexa com uma colher de pau para misturar. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo e misture até formar uma massa lisa e macia. Coloque a massa no centro da fôrma e com a ponta dos dedos, aperte-a por igual contra o fundo e o aro da fôrma. A massa deve ficar com espessura fina. Não é necessário colocar peso na capa da torta, nem furá-la com o garfo. Leve ao centro do forno a fôrma de torta e asse até a massa ficar ligeiramente dourada (cerca de 15 minutos) . Retire do forno e reserve.

Preparo do recheio: Em banho-maria, com a água em ponto de fervura, bata com uma batedeira, os ovos, as gemas e o açúcar até engrossar e ficar bem claro (cerca de 10 minutos). Aos poucos e sem parar de bater, acrescente a manteiga. Junte o suco e a casca de limão ralada e bata por mais 6 minutos.

Preparo do merengue: Em uma panela pequena e de fundo grosso, misture muito bem o açúcar e as claras. Leve ao fogo baixo mexendo sempre com um fouet até que a mistura esquente e comece a soltar vapor. Despeje a mistura quente na batedeira e bata em velocidade máxima por pelo menos 10 minutos. Acrescente a casca ralada de limão.

Montagem: Sobre a capa de torta, polvilhe 4 colheres (sopa) de farinha de amêndoas. Despeje o creme de limão e sobre o creme, distribua cuidadosamente o merengue com o auxílio de 2 colheres, deixando picos. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que o merengue doure ligeiramente. Retire do forno e deixe esfriar. Leve a geladeira por 6 horas antes de servir.


4 comentários:

Cucchiaio pieno disse...

Adoro tuo blog! As fotos e receitas sao maravilhosas. Parabéns!

Marisa Ono disse...

Eu estou louca para fazer uma torta de limão sem leite condensado!
Talvez faça essa receita no final de semana.

Marisa Ono disse...

Ah, um dia desses a gente precisa se conhecer pessoalmente! Agora estou mais perto, em Ibiúna...
Beijo.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Carlos!

Vim aqui parar por acaso e já pude perceber que se dedica à pastelaria, tal como eu me quero dedicar!
Queria felicitá-lo pela sua tarte de limão com merengue. Costumo fazer uma receita dessa tarte mas achei a sua massa e o seu recheio muito mais interessantes!:)

Obrigada por partilhar!

Um beijinho!