segunda-feira, 27 de abril de 2009

Bolo de aniversário

Ingredientes para a massa: 5 ovos grandes (clara e gemas separadas) / 150 gramas de farinha de trigo / 1 pitada de sal / ½ colher (sopa) de fermento em pó / 180 gramas de açúcar / 240 ml. de leite fervente / 2 colheres (sopa) de cacau em pó

Ingredientes para o 1° recheio: 600 gramas de doce de leite em pasta (usei o da marca Itambé)

Ingredientes para o 2° recheio (creme de baunilha): 1 lata de creme de leite com soro / 1 lata de leite condensado / 800 ml. de leite / 6 gemas (peneiradas) / 3 colheres (sopa) de amido de milho / 50 gramas de manteiga gelada / 3 colheres (sopa) de essência de baunilha

Ingredientes para o 3° recheio (baba-de-moça): 3 xícaras (chá) de água / 500 gramas de açúcar / 12 gemas peneiradas / 200 ml. de leite de coco

Ingredientes para a cobertura: 1 xícara (chá) de claras / 2 ½ xícaras (chá) de açúcar / suco de 1 limão / 100 gramas de coco em flocos

Preparo da massa: Unte com manteiga duas formas de 22 cm. de diâmetro. Reserve. Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Bata as claras em neve bem firme, acrescente as gemas uma a uma batendo bem após cada adição. Sem parar de bater, acrescente aos poucos o açúcar. Com o auxílio de um fouet acrescente alternadamente a mistura de farinha e o leite fervente. Despeje metade desta massa em uma das formas reservadas. Misture o cacau em pó peneirado à massa restante e despeje-a na outra forma. Leve para assar em forno pré-aquecido (200°C) até que enfiando um palito ele saia limpo. Desenforme a massa ainda morna de preferência sobre uma grade.

Preparo do creme de baunilha (2°recheio): Sobre metade do leite peneire as gemas e acrescente o amido de milho misturando bem. Reserve. Em uma panela misture o leite condensado ao leite restante e leve a ferver. Quando o leite começar a ferver, diminua o fogo e acrescente a mistura de leite e amido mexendo bem com um fouet. Deixe engrossar. Retire do fogo e coloque imediatamente na batedeira (velocidade máxima). Acrescente a manteiga gelada, quando ela se desmanchar, acrescente o creme de leite e a baunilha. Bata bem até que o creme esfrie. Cubra com papel filme rente ao creme e deixe gelar por 2 horas.

Preparo da baba-de-moça (3° recheio): Em uma panela média, misture bem a água e o açúcar e leve ao fogo médio até obter uma calda em ponto de fio fino. Retire a panela do fogo e sem parar de mexer acrescente as gemas e o leite de coco. Volte ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Cubra com papel filme e deixe na geladeira por 2 horas.

Preparo da cobertura: Em uma panela de fundo grosso misture bem com um fouet as claras e o açúcar. Sem parar de mexer leve ao fogo baixo até essa mistura começar a aquecer e soltar vapor. Transfira imediatamente para uma batedeira e bata em velocidade máxima até que fique firme (textura de marshmallow) acrescente o suco de limão batendo bem após sua adição. Observação: A cobertura deve ser feita somente na hora em que se for cobrir o bolo.

Montagem e finalização: Corte cada disco de bolo ao meio. Em um aro de 22 cm. de diâmetro coloque 1 disco de massa de chocolate. Com o auxílio de 2 colheres distribua cuidadosamente o doce de leite (que deve estar em temperatura ambiente). Acrescente um disco de massa branca e sobre ele distribua o creme de baunilha. Sobre o creme de baunilha coloque o outro disco de massa de chocolate e sobre ele a baba-de-moça. Finalize com o ultimo disco de massa branca, cubra com papel filme e deixe gelar por 6 horas. Sobre o prato em que servirá o bolo, retire o aro (passando antes uma faca pela lateral para facilitar). Prepare a cobertura conforme explicado acima e distribua grosseiramente por todo o bolo usando o verso de uma colher. Finalize pulverizando todo o bolo com o coco em flocos.

6 comentários:

Bergamo disse...

Engordei só de olhar, mas comeria um pedaço...dois...talvez três...
Abraços,
Bergamo

Cris Campos disse...

Olá. Primeira vez no seu blog, adorei. Entrou na minha lista de favoritos. Bjs. Cris

Mônica Moreira disse...

Olá Querido Carlos!! Lembra-se de mim? recheio de ovos....blá, blá..rsrs. Vc me socorreu naquele dia!!
Não deixo de acompanhar seu blog, amo de verdade suas receitas e olha, está é de arrasar! Vou fazer pros sobrinhos com certeza!
Deixo aqui o meu carinho e admiração.
Mônica

Lúcia disse...

Diliça!

Dri Viaro disse...

Oi, estou passando pra conhecer seu blog, bjs otimo fds

aguardo sua visita :)

MEUS HOBBIES disse...

Que Vontade!!!