quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bolo de limão siciliano

Ingredientes para a massa: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo / 1 colher (sopa) de fermento em pó / ½ colher (chá) de sal / 220 gramas de manteiga em temperatura ambiente / 2 xícaras (chá) de açúcar / 4 ovos grandes / 1 xícara (chá) de leite / 2 limões sicilianos

Ingredientes para a cobertura: 500 gramas de açúcar de confeiteiro / suco de 3 limões sicilianos (ou o quanto baste)

Preparo: Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata até misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Retire da batedeira. Com um fouet adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. Acrescente as raspas e o suco dos limões, misture e transfira para uma forma alta e de buraco no meio (untada e enfarinhada) com aproximadamente 22 cm. de diâmetro. Nivele a massa com o auxílio de um pão duro. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos.
Preparo da cobertura: Coloque o açúcar em um bowl e acrescente aos poucos o suco de limão, mexendo vigorosamente até obter um creme liso e espesso (não deve ficar muito grosso).

Finalização: Desenforme o bolo morno sobre uma grade com uma assadeira embaixo (para reter o excesso). Derrame a cobertura sobre o bolo ainda morno deixando escorrer uniformemente. Deixe secar por 1 hora antes de transferir para o prato de servir.


Nenhum comentário: