sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sopa de lentilhas

Ingredientes: 500 gramas de lentinhas / 1 cebola grande picada / 2 dentes de alho (laminados finos) / 2 folhas de louro / 4 colheres (sopa) de extrato de tomate / 3 litros de caldo de galinha

Preparo: Deixe a lentilha de molho em água fria por 1 hora. Em uma panela de fundo grosso e com um fio de azeite acrescente as folhas de louro e o alho, refogue rapidamente até sentir o aroma do alho, acrescente a cebola e refogue sem parar de mexer até que fique totalmente transparente. Escorra a lentilha e acrescente ao refogado. Deixe refogar em fogo baixo mexendo sempre por 5 minutos. Acrescente o extrato de tomate e o caldo de galinha. Deixe cozinhar em panela semi tampada por aproximadamente 30 minutos ou até a lentilha ficar macia. Desligue e espere a sopa ficar morna. No liquidificador bata metade da sopa misturando esse creme a sopa restante. Sirva quente com torradas.

Sugestão de acompanhamento: Corte pães amanhecidos (sem a casca) em pequenos cubos, espalhe em uma assadeira, polvilhe com tomilho, flor de sal e pimenta-do-reino. Regue com azeite. Leve para corar em forno baixo (160°C) até que dourem.


2 comentários:

Anakoelho disse...

Q. fome...,me deu vontade de experimentar sua sopa.Vou fazê-la!
Mto fôfo seu blog.
T+!!!!

Maria Helena disse...

Carlos, vc não atualiza mais? Logo agora que eu descobri esse seu blog maravilhoso? Sou sua fã desde a receita de brownies que vc postou la na com. culinária do Mauro (no orkut). Aquele brownie é o queridinho aqui em casa - e de todos os amigos que ja provaram!

Sucesso sempre pra vc!
Bjs
Maria Helena